01/09/2016 - 04/09/2016 // 10:00 - 20:00

@C

instalacao sonora

"BECOMING"

Miguel Carvalhais e Pedro Tudela //TANQUE DA CASA DE FRESCO

 

> “Becoming-“ é uma instalação site-specific para o tanque da Casa de Fresco, que emerge das relações entre a arquitetura, o espaço, a flora, e os campos visual e sonoro do jardim. Esta matriz é tecida explicitando relações e construído uma montagem de planos e superfícies refletoras que devêm da peça.

Miguel Carvalhais e Pedro Tudela colaboram como @c desde 2000, desenvolvendo música, arte sonora, instalações, e performances sonoras ou audiovisuais, quando acompanhados pela artista austríaca Lia.

O seu trabalho desenvolve-se por três abordagens complementares à arte sonora e à música digital: a composição procedimental, a música concreta e a improvisação. Ao longo dos anos Tudela e Carvalhais têm vindo a desenvolver composições progressivamente mais estruturadas e complexas, entre os campos da música experimental, da arte sonora e da performance ao vivo. Se por um lado as suas composições são normalmente construídas em torno de estruturas muito bem definidas, é também normal que múltiplas células sonoras sejam libertadas dessas estruturas quando integradas no trabalho, tornando-se parte de complexas estratégias de desconstrução.

A improvisação, em diálogo ou discussão, é central nos concertos do @c, tal como é a vontade de criar composições abertas e processos que amplifiquem digitalmente as mais variadas realidades sonoras.

Miguel Carvalhais (Porto, 1974) é designer de comunicação e músico. É professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e no Mestrado em Multimédia da Universidade do Porto.

Pedro Tudela (Viseu, 1962) é artista plástico, músico e cenógrafo. É professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Em 2003, Carvalhais e Tudela integraram o grupo de fundadores da editora Crónica, que gerem desde então e que se tem afirmado como uma das referências centrais na música experimental e arte sonora europeias. <

 

WEBSITE

www.at-c.org