LISboa soa

 

> O LISBOA SOA é um encontro de arte sonora no espaço público que pretende trazer ao debate uma variável importante e muitas vezes negligenciada no planeamento dos lugares, o som. A proposta passa por ocupar o Jardim da Tapada das Necessidades com obras de arte sonora, desenhando um percurso composto por instalações que permitam uma interação entre arte e audiência numa perspectiva de fruição, mas também de aprendizagem e reflexão sobre o ambiente acústico que nos rodeia. Na estufa teremos algumas performances e concertos que pretendem estabelecer um diálogo com o espaço onde se encontram. Ao longo dos 4 dias, teremos também percursos sonoros que levarão os participantes a percorrer o jardim de ouvidos abertos e que são uma forma de os expor ao conteúdo da composição ambiental em que se encontram.

A arte sonora provoca um confronto com a nossa própria postura de escuta, transformando um simples visitante num artista sonoro, pelo que acreditamos ter um papel fundamental na educação dos nossos ouvidos. É importante escutar o mundo à nossa volta para que ele se torne cada vez mais sustentável. Assim, teremos 5 instalações sonoras no jardim, formando um percurso que será percorrido pelos nossos ouvidos. Escutaremos atentamente as plantas, mas também os lagos, os pássaros e toda a envolvente do jardim, como a omnipresente ponte 25 de Abril ou os barcos que passam no Tejo. Os concertos programados far-nos-ão parar no tempo, suspender a nossa atenção e embalar-nos pela escuta.

Esta é a primeira edição de um momento único na cidade de Lisboa. Irá acontecer de 1 a 4 de Setembro de 2016, no Jardim da Tapada das Necessidades, em Lisboa. Acontece no âmbito das festas da cidade - Lisboa na Rua, produzidas pela EGEAC.

 

FICHA TÉCNICA

Co-produção: Egeac Lisboa na Rua / Produtores Associados

Concepção e direcção artística: Raquel Castro

Concepção gráfica e desenvolvimento do site : Michael Cavero

Logotipo: Mackintoxico

Direcção técnica: Helder Nelson

Assessoria de imprensa: Cláudia Duarte / Egeac

Assistentes de produção: Carla Martinez e Carmo Medeiros

Cenografia: Thomas Kahrel

<

 

CONTACTOS

contacto geral: lisboasoa@gmail.com

assessoria de imprensa: claudiasaduarte@gmail.com

<