04/09/2016//11:00-12:00

Maile Colbert&Rui Costa

passeio sonoro "Parque Past"

Maile Colbert&Rui Costa //FAMÍLIAS

 

> Um passeio sonoro para crianças com idades entre os 0 e os 12 anos, acompanhadas pelos seus pais. Tudo começa com uma reunião no parque entre todos os participantes para introduzir o conceito de escuta profunda, focada e atenta. Embarcamos depois num passeio sonoro através do parque, falando sobre o que se ouve agora, mas também sobre a que pode ter soado nos diferentes momentos da sua história, comparando passado e presente e imaginando-os juntos. Vamos discutir a importância do som e da escuta, o que pode a escuta dizer-nos sobre um lugar, como a escuta nos pode trazer prazer e inspiração, e como podemos usar e expressar os sons que ouvimos de forma criativa. Os participantes são incentivados a trazer um caderno para escrever ou desenhar a sua experiência de som no presente e no passado imaginário, que serão partilhados em grupo. O passeio sonoro será realizado em português e inglês.

Maile Colbert é uma artista intermedia, cujo trabalho se foca em som e vídeo. É doutoranda em Estudos artísticos com foco na área de estudos de som, design de som e ecologia sonora na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Contribui regularmente com artigos sobre ecologia acústica e Estudos de Som para a "Sounding Out", uma premiada revista online.

Rui Costa é um artista sonoro de Lisboa. É membro fundador e diretor artístico da Binaural / Nodar, uma organização de artes fundada em 2004 e dedicada à promoção de projetos de arte participativos nas comunidades rurais da serra da Gralheira, no norte de Portugal. Rui realiza e exibe regularmente o seu trabalho desde 1998 em festivais, galerias e museus em Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos. Rui Costa é também orador regular em conferências e dá workshops dedicados à arte sonora. <

 

WEBSITE

www.mailecolbert.com // www.binauralmedia.org