Descrição

Multipli.Cidades

Nesta edição de 2023, centrada no tema “Multipli.Cidades”, o festival pretendeu destacar a importância de abraçar as diferenças e promover a coexistência entre comunidades, humanas e não humanas, dentro dos espaços urbanos. Sabemos hoje que estes valores estão intrinsecamente ligados aos processos ecológicos, e que as desigualdades sistémicas desafiam a capacidade das cidades de alcançar uma sustentabilidade real.

O Lisboa Soa inspira-se em espaços públicos que não são apenas ecologicamente conscientes, mas também socialmente justos e inclusivos. Foi esta a proposta do Lisboa Soa para o Quartel Largo Residências e as Carpintarias de São Lázaro: criar um espaço coletivo que possibilita a experiência sonora, mas também multissensorial, em ligação íntima com a cidade nas suas multipli.cidades.

Instalações sonoras, performances e workshops estiveram acessíveis ao público – a todos os públicos – ao longo de quatro dias entre 24 e 27 de Agosto no Quartel Largo Residências e nas Carpintarias de São Lázaro. Navegámos entre ondas sonoras que revelam as diferentes camadas do mundo à nossa volta e que convidam os corpos a experienciar o espaço, estimulando a escuta e desafiando a sensibilidade do público perante fenómenos tantas vezes impercetíveis. O Lisboa Soa convida a mergulhar nesta experiência transformadora, em que a cidade revela a sua paisagem sonora oculta, diversa, em constante mutação.