Incessantemente cercados por som, encontramo-nos imersos em paisagens sonoras quotidianas, versáteis e mutáveis, ainda que também relativamente constantes e específicas a cada contexto. As qualidades recorrentes dos padrões sonoros de lugares em que experienciamos a vida, tornam-se subtilmente incorporadas na nossa sensação de lar, de familiaridade, de pertença e fazem parte, também por isso, do tecido de nossa memória e identidade.
Nas vidas em migração, o processo de encontrar “pertença” aliada a um ambiente sonoro é repetidamente seguido de um afastamento e reinserção, reiniciação noutro ambiente totalmente diferente. O resultado poderá ser o da sensação de fragmentação, em certa medida, de memória e de identidade .
Soundscapes of a Life (ou S.O-L) é parte instalação, parte performance, com um toque de pesquisa artística, assumidamente pessoal e autobiográfica. O público é convidado a sentar-se com a artista na cidade em que nasceu, com um ouvido em Lisboa, “Estufa Fria”, e outro no Rio de Janeiro, Paris, Leicester, Munique, Parede, Berlim… ou a escutar estes ambientes em simultâneo em qualquer combinação.
Photos Vera Marmelo. Sound recording Taiga Trigo.