14h

Davide Tidoni é um artista italiano que trabalha a partir das fronteiras das dimensões física, percetiva e afetiva do som. O seu trabalho aborda questões relacionadas com as interações com o espaço acústico, a interdependência e a impermanência. A sua prática inclui também interesses na utilização do som em contraculturas e contextos sociais de luta.

O workshop ‘Performing Listening’ é pensado como um treino perceptivo para a exploração do espaço acústico e a exploração da própria capacidade de modular e moldar o som com movimentos. Partindo da observação de como o som se comporta no espaço e como interage com os corpos, o workshop pretende refletir sobre o papel ativo dos ouvintes e a sua capacidade de perceber, influenciar e intervir no campo acústico.

O suporte para o workshop é uma série de exercícios de escuta que Davide tem vindo a desenvolver desde 2009 como parte da sua prática artística. Os exercícios centram-se em fenómenos acústicos específicos e orientam os ouvintes no sentido de encontrarem o som no espaço, considerando as mudanças de intensidade, frequência, espectro e reverberação. Cada exercício define uma situação em que os ouvintes experimentam os sons em relação ao seu próprio eu presente, explorando questões relativas à ativação do espaço acústico e à natureza interdependente dos eventos sonoros.

Máximo: 10 pessoas

Participantes com experiência em dança e práticas de movimento são encorajados a participar.

Participação preferencialmente contínua (dois dias).

inscrições: lisboasoa@gmail.com