Todos nós possuímos incríveis narrativas interiores à espera de encontrar um meio para as exprimimos. ‘Darkless’ é um projeto de investigação e criação artística, do artista multimédia português Rudolfo Quintas, que possibilita uma forma de libertação interior e a descoberta de novas sensibilidades. O projeto tem como características distintivas a participação e colaboração de pessoas cegas em processos de criação nas artes digitais que envolve a exploração da inteligência artificial, da realidade virtual e do desenvolvimento de novas experiências cognitivas. É um projeto sobre o pensamento artístico e humanista na relação do corpo com a tecnologia.
Desde 2016 o projeto tem desenvolvido uma série de conceitos, performances, filmes, workshops e instalações audiovisuais que possibilitam a criação de uma nova imagem mental do corpo através da imersão sonora a partir de uma ideia de incorporação acústica. Esta incorporação acústica consiste na alteração do estado normal de percepção do corpo em relação ao espaço através de sons digitais produzidos pela análise de gestos e movimentos do corpo. A investigação artística procura compreender como esta mudança de percepção pode desencadear novos estados cognitivos, abrir novos imaginários e transformar a percepção do próprio em relação ao mundo.
A exposição reúne, pela primeira vez, conjunto de instalações imersivas e interativas, um filme, um workshop e um jantar-performance, permitindo um olhar alargado sobre esta investigação artística.
Apoio República Portuguesa/DGArtes