A exposição Arte Sonora Urbana documenta os grandes projetos de instalação de som criados por artistas sonoros da cidade de Bona desde 2010. Com curadoria de Carsten Seiffarth, este projeto foi o centro do trabalho artístico e da área de pesquisa de Bonn Hoeren (Bona Escuta). Iniciado em 2010 pela Fundação Beethoven de Arte e Cultura da cidade de Bona, o projeto procurou estudar as condições acústicas e contextos sónicos que definem os espaços urbanos modernos. Para isso, Bonn Hoeren escolheu um artista sonoro por ano para ser o artista da cidade de Bona. Em residência, o artista realizou uma nova instalação sonora para a cidade. As residências incluíram pesquisa acústica e investigações no local, bem como eventos científicos paralelos e projetos de educação.
Obras de Sam Auinger (2010), Erwin Stache (2011), Andreas Oldörp (2012), Christina Kubisch (2013), Max Eastley (2014), Stefan Rummel (2014), Edwin van der Heide (2015), Gordon Monahan (2016), Maia Urstad (2017), Akio Suzuki (2018) e Bill Fontana (2019) dão uma visão geral do quão diverso é o engajamento dos artistas sonoros com as situações e espaços urbanos de Bona. Nas suas formas únicas, todos eles tratam de assuntos como a interação entre o som e o espaço público, o som e a arquitetura e o som e o ambiente natural, demonstrando a abundância de perspetivas que as obras sonoras in situ podem oferecer.
»Urban Sound Art« é uma exposição de bonn hoeren, um projeto da Fundação Beethoven para Arte e Cultura da cidade de Bonn.
Diretor Artístico e de Projeto: Carsten Seiffarth
Textos da exposição: Markus Steffens
Traduções para Inglês: Philip Jacobs
Configuração do design em Lisboa: Carsten Stabenow
Design: graphic office cyan, Berlim