“Instrumentária Poética” é um livro-cd editado pela associação A Caravana Passa. O projeto tem dois lados: um deles junta Fernando Mota, Mário Melo Costa e Vasco Gato numa criação conjunta inédita envolvendo uma peça sonora, uma colecção de fotografias e um poema. O outro documenta a mais recente fase de pesquisa e criação de Fernando Mota em colaboração com estes e outros artistas, em objectos como o filme 7 Poemas para um Mundo Novo, o Concerto para uma Árvore e o espectáculo multidisciplinar Passagem Secreta, que têm em comum a utilização de instrumentos e objectos sonoros criados a partir de elementos naturais, como troncos, rochas ou água e uma reflexão acerca da nossa relação com o planeta.

Para a peça sonora criada para esta edição – E o que é a cascata senão uma onda infinita? – Fernando Mota utilizou pela primeira o método de composição a que chamou de Sursum Corda (1), no qual todos os sons utilizados são gerados a partir dos materiais encontrados durante uma residência artística num espaço natural, sendo posteriormente editados e montados em estúdio.

 

(1) Sursum Corda (latim): “Corações ao alto”, “Elevem os vossos corações”. É o diálogo de abertura do Prefácio da Oração Eucarística ou Anáfora nas liturgias da Igreja Cristã, que remonta pelo menos ao terceiro século e à Anáfora da Tradição Apostólica. O diálogo é registrado nas primeiras liturgias da Igreja Cristã e é encontrado em todos os ritos antigos.